quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

180 anos de Legalidade nos 300 anos da Vila de São João del-Rei

Único chafariz de cantaria remanescente de tempos passados em São João del-Rei, o Chafariz da Legalidade em 2013 completou 180 anos. É um belo monumento oitocentista, atualmente situado em um largo pequenino, espontaneamente bucólico e sem tratamento paisagístico que o valorize e projete, entre construções modernas do centro urbano da cidade. Juntamente com o Grupo Escolar Maria Teresa e com a Igreja de São Gonçalo Garcia, forma um conjunto arquitetônico relativamente harmônico.

Em 2013, durante visita a São João del-Rei, quando divulgou o Programa de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas, a presidente Dilma anunciou recursos para São João del-Rei, dos quais algum valor seria destinado para a requalificação da área do Chafariz da Legalidade. Havia expectativa que esta ação tivesse sido realizada como parte das comemorações dos 300 anos da Vila de São João del-Rei, mas a julgar por uma visita ao local, percebe-se que a obra sequer começou.

A recuperação, restauração e revitalização do Chafariz da Legalidade como atividade comemorativa do tricentenário da Vila de São João del-Rei e dos 180 anos do monumento foram sugeridas algumas vezes no Almanaque Eletrônico Tencões e terentenas, desde a criação deste canal de divulgação da cultura de São João del-Rei, em janeiro de 2011. O primeiro post, inclusive, apresentava sugestão de se criar, no local, uma área de convivência urbana e, até, um orquidário.

Se a requalificação da área do Chafariz da Legalidade é uma aspiração são-joanense e se o Governo Federal já destinou recursos para isso, o que se espera é que o cumprimento do prometido não seja condicionado ao calendário eleitoral.

Para ler o primeiro post publicado no Almanaque Eletrônico Tencões e terentenas sobre o Chafariz da Legalidade, clique neste link http://diretodesaojoaodelrei.blogspot.com.br/2011/02/legalidade-nos-300-anos-de-sao-joao-del.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário