sábado, 28 de dezembro de 2013

Coração são-joanense: no silêncio das palavras, Tiradentes saúda 300 anos da Vila de São João del-Rei


Joaquim José da Silva Xavier, o alferes Tiradentes, nasceu na Fazenda do Pombal. Era novembro de 1746 e, naquela época, a fazenda ficava em terras que pertenciam à Vila de São João del-Rei. Que saudação o "animoso alferes" faria sua terra natal, pelos 300 anos da elevação do Arraial Novo de Nossa Senhora do Pilar à Vila de São João del-Rei? A imaginação permite imaginar...

"Terra minha, adorada, de onde há 267 anos vi, pela primeira vez, o sol cruzar o céu de oeste a leste. De onde também vi, na mesma ocasião e pela primeira vez, no luzeiro celeste, clave de lua prateada numa pauta de estrelas brilhantes, sustenidas, solfejadas de luz.

Hoje, com 300 anos, São João del-Rei é minha pátria neste mundo. Por ela, em memória eu semeio e cultivo os sonhos de grandeza, dignidade, abundância, humanismo, harmonia e fraternidade.

Meu coração são-joanense bate como o sino dos Passos, anunciando a aurora que se deseja para todas as almas desta terra. Festivo pelos três séculos da elevação do Arraial Novo de Nossa Senhora do Pilar à Vila de São João del-Rei, parece o sino do Rosário repicando alegre o Tencão do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Aliás, tal qual um sineiro, é com as batidas, pancadas, dobres  e repiques de meu coração que eu saúdo os 300 anos da quarta vila instituída em Minas Gerais - minha idolatrada São João del-Rei!"


Joaquim José da Silva Xavier
São-joanense. Alferes Tiradentes


...............................................................................
Ilustração: Batismo de Cristo - tapete de areia colorida, obra do artista Fernando Pedersini

Nenhum comentário:

Postar um comentário