quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Coração são-joanense: São João del-Rei em três tempos


                       Texto e imagem* recebidos do integrante do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural de São João del-Rei - José Antônio de Ávila Sacramento - como homenagem a esta cidade, que no dia 8/12/2013 completa 300 anos de "Villa"


309 de arraial, 300 anos de "villa" e 175 anos de cidade

O arraial - Foi “no anno de 1704, com pouca differença, morando sobre o Rº. das mortes desta parte, aonde hoje he, e foy sempre o porto da passage, Ant. Garcia da Cunha Taubatiano, que por morte do d.º Thome Portos Portes, seo sogro, socedeo em Guarda mor para a repartição das terras mineraes, assistia na sua vesinhança um Lourenço da Costa, natural de S. Paulo, que servia ao d.º Antonio Garcia de seo escrivão das datas: este descobrio o Rib.º que corre por detraz dos morros desta V.ª de S. João para a parte do Noroeste, e foy repartido entre varias pessoas com o nome de S. Francisco Xavier, e tem dado e da ainda hoje ouro, e não so no principio do seu descobrimento mas em alguns annos despois se lhe acharão em alguãs parages pintas ricas.”

 Assim está escrito no manuscrito que o capitão José Matoll enviou ao padre Diogo Soares, cujo original está em Portugal, na Biblioteca Pública de Évora (códice CXVI, 1-15, fls. 147 a 152). Com o descobrimento do ouro estava iniciado o Arraial Novo de Nossa Senhora do Pilar, um núcleo populacional cujos 300 anos já celebramos no final do ano de 2004 até o ano de 2005 (vale dizer que arraial, embrião de uma vila, é um lugarejo de caráter provisório, temporário, lugar simples e que reúne poucas casas habitadas).

A “Villa” - No "Anno do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Christo de mil setecentos e treze annos, aos oito dias do mez de dezembro do dito anno neste Arraial do Rio das Mortes, onde veiu por ordem de Sua Majestade, que Deus Guarde, Dom Braz Balthazar da Silveira, Mestre de Campo General dos seus exércitos, Governador e Capitão Geral da Cidade de São Paulo, e Minas, para effeito de levantar Villa o dito Arraial; e logo em virtude da dita Ordem, que ao pé deste Auto vai registrada, o criou em Villa com todas as solenidades necessárias, levantando o Pelourinho no lugar, que escolheu para a dita Villa a contento, e com aprovação dos moradores della, a saber na xapada do morro que fica da outra parte do córrego para a parte da Nascente do dito Arraial, por ser o citio mais capaz e conveniente para se continuar a dita Villa, a qual elle dito Mestre de Campo General, e Governador e Capitão General appelidou com o nome São João del'Rey, e mandou , que com este título fosse de todo nomiado em memória de El Rey Nosso Senhor por ser a primeira Villa que nestas Minas elle dito Governador e Capitão General levanta assistindo a esta nova erécção o Dezembargador Gonçalo de Freitas Baracho, como Menistro do dito Senhor que se acha Ouvidor Geral desta dita Villa, como tão bem assistido toda a nobreza, e Povo della, e se levantou com effeito o dito Pelourinho, e ouve elle dito Governador e Capitão General por erecta a dita Villa, creando nela os Officiaes necessários, assim os Milicias, como de Justiça conducentes ao bom regimen della, e mandou se procedesse a elleição dos pelouros para os Officiaes da Camara na forma da Ley, e de tudo mandou fazer este Auto que assignou com o dito Dezembargador, Ouvidor Geral, e eu Miguel Machado de Avelar Escrivão da Ouvidoria Geral que o escrevy - Dom Braz Balthazar da Silveira - Gonçalo de Freitas Baracho." Está aqui transcrito o Auto de Levantamento da Vila de São João del-Rei, do qual atualmente não se tem notícias a respeito do paradeiro. Interessante notar que já no ano seguinte, por carta de 06 de abril de 1714, a Vila de São João foi distinguida como sede da Comarca do Rio das Mortes. Completam-se então, neste dia 08 de dezembro de 2013, os 300 anos de Elevação de São João del-Rei a Vila (como sabemos, vila é uma povoação de categoria superior a arraial).

A cidade - Em 06 de março de 1838, juntamente com a Vila Real de Nossa Senhora da Conceição do Sabará (atual Sabará), Diamantina e Vila do Príncipe (atual Serro), a então Villa de São João del-Rei adquiriu a categoria de cidade através da Lei nº 93, assinada pelo então presidente da província de Minas Gerais. Em 06 de março de 2014, comemoraremos os 176 anos de Elevação à Cidade (entende-se por cidade uma aglomeração humana complexa e importante, localizada numa área geográfica circunscrita e que tem numerosas casas próximas entre si, destinadas à moradia e/ou a atividades culturais, administrativas, mercantis, industriais, financeiras e a outras não relacionadas diretamente com a exploração do solo).

Assim, para que não persistam dúvidas, estão aqui delineadas de forma simples e rápida as três datas mais importantes para o entendimento da gênese e da história administrativa da atual cidade de São João del-Rei!

Ilustração: Chafariz da Legalidade - óleo do artista plástico são-joanense Murilo Sérgio Romeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário