segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

São João del-Rei 300 anos. Semana Santa merece ser Patrimônio Imaterial Brasileiro.



Cultura, tradição, religiosidade, pompa, fé, beleza, originalidade. As festas religiosas de São João del-Rei têm tudo isto, em tamanha profusão, que conferem à cidade uma posição única no cenário da cultura religiosa católica barroca - sem exagero - em todo o mundo. Procissões, novenas, rasouras, ladainhas, Te Deuns, tríduos, ofícios, vésperas, adorações - são raros os dias do ano civil em que não se realizam cerimônias litúrgicas tradicionais nas igrejas do centro histórico de São João del-Rei. Há dias, e não são poucos, em que ocorrem mais e uma celebração e em mais de uma igreja.

No Domingo de Passos, por exemplo, são duas rasouras, duas procissões que se unem na Procissão do Encontro e dois grandes sermões. Na Sexta-feira Santa são ofício pela manhã, celebrações das Sete Palavras, da Adoração da Cruz e cânticos diversos à tarde e, depois, Descendimento da Cruz e Procissão do Enterro. Ao todo, neste dia, costumam somar 11 horas de fé e ritual, com dois intervalos curtos.

As cerimonias da Festa de Passos e Semana Santa duram mais de 40 dias de atividades litúrgicas contínuas, que incluem Vias Sacras internas e externas, Encomendações de Almas, Procissões de Depósito, rasouras, Procissões, Ofícios e outras cerimônias tradicionais que, em todo o mundo, só foram conservadas ininterruptamente em São João del-Rei. Todas elas têm forte componente artístico-cultural local e muitas, inclusive, são obras de compositores locais, criadas nos séculos XVIII e XIX especialmente para as cerimônias da Matriz do Pilar. Elas são constituídas por um complexo e sofisticado sistema linguístico e ritual que inclui discurso e repertório voltados para todos os sentidos.

Os toques dos sinos de São João del-Rei juntaram-se aos de outras cidades mineiras e foram considerados Patrimônio Imaterial Brasileiro. O mesmo pode ser feito com as tradições religiosas, em princípio, por razões estratégico-operacionais, a Tradição da Quaresma, Festa de Passos e Semana Santa. Basta que a comunidade deseje e se mobilize para isto, informando-se sobre os procedimentos que são necessários para encaminhar ao Ministério da Cultura os documentos necessários para tal reconhecimento.

O que São João del-Rei e sua cultural ganham com isto? Muito!

Reconhecimento, visibilidade, respeito, auto-estima, consideração, destaque, projeção e, inclusive, a possibilidade de se obter apoios diversos para realizações e divulgações. Mas, principalmente, mais um instrumento legal e compromissos culturais nacionais e até mesmo internacionais, que muito podem colaborar para a continuidade, o mais viva, genuína e fiel possível de nossas ricas tradições religiosas. As solenes tradições de nossa terra!

Nos últimos dias do mês em que se comemora os 300 anos da elevação do Arraial Novo de Nossa Senhora do Pilar a Vila de São João del-Rei, quase véspera do Natal de 2013, o Blog São João del-Rei 300 Anos deixa aqui, como presente, esta sugestão.Os são-joanenses, que construíram e há três séculos vêm mantendo nossas tradições são competentes suficientemente para viabilizar sua inclusão no livro dos Bens Imateriais Brasileiros. E São João del-Rei merece!

..............................................................................
Foto: Marcinho Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário